
Mesa, Suporte ou Avanço!
Seja como for que você chama essa peça, saiba que ela oferece muito mais que apenas comprimentos e ângulo para posicionar o guidão!
.jpg)
É inegável que a mesa prende o guidão ao quadro, mas acontece uma série de ajustes geométricos em sua bicicleta ao se usar diferentes medidas de mesa.
Os quadros das primeiras Mountain Bikes eram curtos, com a roda dianteira posicionada em ângulos elevados. Para encaixar o ciclista e facilitar o controle de direção, as mesas tinham de 110 a 140mm de comprimento e ângulos de aproximadamente 6º.
.jpg)
Conforme os quadros foram aumentando de tamanho e a frente se distanciando do selim, o ciclista ficava melhor encaixado e as mesas puderam sofrem reduções, ja que o garfo posicionava a roda em ângulos ligeiramente mais baixos, facilitando o controle de curvas e estabilidade. Nessas mtb mais recentes, mesas de 60 a 80 mm com 7º a 10º de ângulo são apostas mais coerentes. Ainda assim, as bikes mais agressiva usam ângulos de garfo abaixo de 70º, posicionamento avançado da frente do quadro e uso ainda menor da mesa para se manter a dirigibilidade.
Falamos de bikes de XC agressivo, trail, enduro e DH. Nesses modelos, mesas de 30 a 50mm cumprem a função de dar estabilidade nas descidas e comprometem um pouco na subida, entretanto o mais desejado aqui é ter controle morro abaixo! Ao se pensar em mesa e como as medidas influenciam, deve-se ter em mente o posicionamento do atleta, a angulação do garfo e se o desejo é descer ou subir com mais facilidade.
Rodolfo Nascimento
Curioso da bike, atleta amador de corrida de aventura, pizzaiolo mirim, pit master junior, publicitário.Atua em comunicação desde 1992 e no mercado de bike desde 2012 (com a Viper!)
Últimas postagens

O pedal é uma peça muito pessoal, sem dúvidas!

Entre todos os componentes que você pode alterar na configuração da sua bike, a maior parte deles servirá para te trazer conforto e ergonomia